quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Boissieres vai partir da marina da Horta as 15 horas desta quarta feira


    O velejador francês Arnaud Boissieres, um dos mais destacados a nível mundial, larga esta quarta feira as 15 horas da Horta, Açores, com destino a Les Sables, França, para estabelecer uma marca de referência na ligação marítima, em solitário, entre as duas cidades.
     O percurso entre a Horta e Les Sables tem uma extensão de 1.270 milhas náuticas (cerca de 2.350 quilómetros) e a marca que for estabelecida pelo velejador francês nesta travessia passará a ser a referência que outras embarcações tentarão bater no futuro.
A primeira marca do 'Horta/Les Sables Challenge', recentemente criado, será estabelecida por Arnaud Boissieres a bordo do veleiro 'AKENA Vérandas', que chegou na segunda-feira à Marina da Horta, no Faial.
    O veleiro, da classe IMOCA, com 18,28 metros e um mastro de 27 metros de altura, larga da Horta na quarta ou na quinta-feira, rumo a Les Sables d'Olonne, uma cidade francesa na costa atlântica que é considerada a capital da vela internacional.
ɐ desta cidade francesa que partirá, a 11 de novembro de 2012, a famosa regata Vendée Globe, uma volta ao Mundo em solitário, disputada em monocascos de quatro em quatro anos.
Arnaud Boissieres é um dos 19 pré-inscritos para esta importante prova, que apenas admite 27 participantes, sendo considerado pelos especialistas como um dos mais importantes 'outsiders' para a Vendée Globe 2012/2013.
As 1.270 milhas náuticas que separam a Horta de Les Sables foram percorridas em 5 dias, 13 horas, 27 minutos e 18 segundos por Bertrand Delesne, em solitário, num veleiro protótipo da classe Mini (6,5 metros) na segunda etapa da Regata Les Sables/Açores/Les Sables disputada em 2010.
Na classe de 40 pés (12,19 metros), a melhor marca é da dupla Eduard Criquioche e Jacques Fournier, que fez 5 dias, 14 horas, 46 minutos e 26 segundos na segunda etapa da Regata Les Sables/Horta/Les Sables disputada em meados de julho deste ano.







Sem comentários:

Enviar um comentário