quinta-feira, 13 de junho de 2013

Está ai o Rali ilha azul






XXIV Rali Ilha Azul – Além Mar
com 34 pilotos inscritos

  O XXIV Rali Ilha Azul – Além Mar, que vai realizar a 14 e 15 de junho na ilha do Faial, vai contar com a presença de 34 equipas de seis ilhas dos Açores (Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, Pico e Faial).
  A prova, organizada pelo Clube Automóvel do Faial (CAF), foi hoje apresentada em conferência de imprensa, na cidade da Horta, pelo presidente do clube, Bento Leonardo, que destacou, na ocasião, o elevado número de concorrentes inscritos, atendendo à atual conjuntura económica regional.
  “Estamos muito satisfeitos com a lista de participantes, com 34 equipas inscritas, englobando seis ilhas dos Açores, o que é representativo”, sublinhou Bento Leonardo, que destacou também a presença de 14 viaturas de quatro rodas motrizes, que vão trazer “muita competitividade ao Rali”.


    O presidente da direção do CAF lembrou que vão estar também presentes nesta edição do Rali Ilha Azul, os “melhores pilotos dos Açores”, entre os quais o campeão nacional de absolutos, Ricardo Moura.

   Mário Jorge Silva, diretor de prova, realçou, por outro lado, o “orgulho” que sente por saber que os pilotos açorianos gostam de vir ao Rali Ilha Azul, e prestou também uma “homenagem” ao significativo número de equipas oriundas do Faial (15).

Segundo explicou, esta edição da prova vai manter o mesmo figurino dos anos anteriores, englobando 9 classificativas: a super-especial da Praia do Almoxarife, que se realiza na sexta-feira, dia 14; e as oito classificativas de sábado, dia 15, com quatro troços em linha.

“Este tem sido o figurino utilizado há vários e, quanto a nós, é para manter”, sublinhou Mário Jorge Silva, por entender que, além de mostrar “a beleza da ilha”, permite juntar alguns dos “melhores troços de terra do país” e garantir “mais competitividade” à prova.
   Antes do início do Rali, na quinta-feira, dia 13, será feita a apresentação oficial de cada uma das equipas, no Largo Duque d’Ávila e Bolama, pelas 20h00, em frente aos Paços do Concelho, iniciativa que vai permitir mostar ao público os pilotos, os carros e os patrocinadores.
  Este ano, a direção de prova do Rali Ilha Azul, que segundo Bento Leonardo, é composta por uma equipa “com longa experiência e muito trabalho”, vai contar com uma nova rede de comunicações VHF, cedida pelos Serviços Florestais do Faial.
  Toda a organização e logística da XXIV edição do Rali Ilha Azul está montada, este ano, na sede do CAF, na Rua Cônsul Dabney, opção que, segundo o presidente do clube, vai permitir “reduzir custos”, mantendo embora o “sucesso” da prova.
  O XXIV Rali Ilha Azul conta com os patrocínios do Governo Regional, da Câmara Municipal da Horta, da Fábrica de Tabaco Estrela, da Transinsular e de várias empresas regionais e locais.

   Pilotos faialenses querem andar nos lugares da frente no XXIV Rali Ilha Azul
   Os pilotos faialenses João Borges, em Subaru Impreza, e Paulo Nóbrega, em Mitsubishi EVO VI, prometem “jogar ao ataque” na XXIV Rali Ilha Azul, que vai para as estradas do Faial a 14 e 15 de junho.
 
  João Borges não esconde o desejo de ser “o melhor faialense” nesta edição da prova, que é organizada pelo Clube Automóvel do Faial (CAF), e onde o piloto do Subaru, que faz dupla com Sandro Laranjo, já conseguiu, em anos anteriores, alcançar o 4º lugar da geral.
  “A expetativa é fazer o melhor resultado possível, e eventualmente chegar ao pódio”, confessou o piloto, reconhecendo, no entanto, que ficar entre os três primeiros “é muito difícil”, atendendo à qualidade dos pilotos e das máquinas inscritas na prova.


Andamento rápido promete também a equipa Paulo Nóbrega/Miguel Ângelo, que pretende levar o Mitsubishi EVO VI “o mais à frente possível” na classificação da Taça de Ralis do Canal, já que, para o Campeonato dos Açores, as previsões quanto à classificação não passam de uma “incógnita”.
  “O nosso carro é de uma geração mais antiga”, lembrou Paulo Nóbrega, que promete, ainda assim, lutar pelo ceptro de “melhor faialense” em prova.
  Já a dupla Filipe Costa/Hélio Goulart, também aos comandos de um Mitsubishi EVO VIII, não tem grandes expetativas quanto à classificação geral no Rali Ilha Azul, já que esta tem sido uma época de “aprendizagem”.

“Estamos ainda a fazer uma aprendizagem em relação ao andamento do Mitsubishi”, explicou Filipe Costa, para quem os principais objetivos nesta edição, passam por “somar pontos” para a Taça de Ralis do Canal.
  Entre as viaturas com quatro rodas motrizes, destaque também para a participação de outra dupla faialense: Paulo Costa/Pedro Capela, em Subaru Impreza, cujas ambições, nesta prova, são apenas alcançar “a melhor classificação possível”.
  Com uma viatura não homologada (VSH), Paulo Costa admite que é difícil fazer melhor, embora mantenha o desejo de vir a participar em mais provas do Campeonato Regional de Ralis, objetivo que até agora não foi ainda concretizado, apenas por “falta de apoios”.

Já a dupla Marco Silva/Tânia Silva, que até agora conduzia um Citroen Saxo, vai estrear nesta edição do Rali Ilha Azul, uma nova máquina, um Mitsubishi EVO VII, adquirido na ilha Terceira.
  Marco Silva diz que “já há tempos vinha pensando em dar o salto” e investir num carro de quatro rodas motrizes, para impor mais competitividade ao seu andamento, embora reconheça que tem ainda um período de “aprendizagem” pela frente, até se sentir à vontade com o novo carro.
  O objetivo do casal de pilotos passa, por isso, por “não fazer piores tempos” com o Mitsubishi, do que aqueles que fazia com o Citroen Saxo nas estradas do Faial.
  O XXIV Rali Ilha Azul conta com 34 pilotos inscritos, entre os quais 15 equipas faialenses, que figuram numa lista que integra ainda os nomes mais sonantes do desporto motorizado na região.

XXIV Rali Ilha Azul – Além Mar promete luta renhida entre as duas rodas motrizes
   A luta entre os pilotos do Faial com viaturas de duas rodas motrizes, que vão participar no XXIV Rali Ilha Azul – Além Mar, está ao rubro e promete continuar acesa nos pisos de terra nesta edição da prova.

  A dupla Cláudio Batista/Ernesto Jorge, em Citroen C2 R2, foi a única do Faial a realizar as primeiras duas provas do Campeonato de Ralis dos Açores (Sata Rallye Açores e Rally Sical), o que lhe permitiu ganhar “rodagem” para as próximas provas.
  “Temos aprendido muito”, admite Cláudio Batista, satisfeito com a sua prestação na prova rainha dos ralis açorianos, realizada em São Miguel, mas já não tanto com a desistência no Rali Sical, a prova terceirense, corrida em asfalto, e onde prometia mostrar um andamento rápido.
   Quanto ao Rali Ilha Azul, os objetivos são claros: “somar o maior número de pontos para revalidar o título” entre as duas rodas motrizes e na classe 3, para viaturas até 1.600 centímetros cúbicos de cilindrada.

   Já outra dupla faialense, Armando Castro/Marco Azevedo, em Toyota Yaris, promete fazer um andamento rápido nos pisos de terra do Faial, com vista a “ganhar a classe 2”, destinada a viaturas até 1.400 cc.
  Para alcançar esse objetivo, Armando Castro vai jogar em duas classificações em simultâneo: a Taça de Ralis do Canal e o Campeonato de Ralis dos Açores, embora reconheça que, neste último caso, está integrado numa classe “bastante mais competitiva”.



    De volta aos ralis estão os irmãos Marco Goulart/Hugo Goulart, em Toyota Starlet 1.3, que vão fazer a primeira prova da época, depois de terem falhado a presença nas duas anteriores.
  “Não estamos a lutar pela Taça do Canal, por isso a nossa expetativa será fazer a melhor classificação possível”, justificou o piloto do Team Bico Doce.
  De regresso às estradas do Faial está também o piloto Pedro Mendonça, em Peugeot GTI, que volta a participar em ralis depois de um longo interregno de três anos, desta feita, fazendo dupla com José Melo.
  “Decidi regressar pelo incentivo e força que recebi, desta vez com um carro mais potente e mais bem preparado” explicou o piloto faialense, que ambiciona, mesmo assim, “fazer uma boa classificação” nesta prova.
  Mais comedidas são as aspirações de outra dupla do Faial, Ricardo Costa/Paulo Freitas, que vai fazer uma estreia absoluta no Rali Ilha Azul, pilotando um Peugeot 205.
  “É um carro já com alguns anos, mas surgiu a oportunidade de o adquirir e decidi avançar”, explicou Paulo Freitas, proprietário da viatura, que vai, no entanto, entregar os seus comandos nas mãos de Ricardo Costa, um piloto que já esteve ligado ao motocross.
   Carlos Oliveira/Tânia Oliveira, em Seat Cupra 2.0, formam outra das duplas faialenses com presença assegurada no Rali Ilha Azul, e apesar da falta de apoios financeiros, espera fazer uma “boa classificação” na prova.
  Carlos Oliveira falhou as últimas provas da Taça de Ralis do Canal, devido a uma avaria na caixa de velocidades da sua viatura, mas promete regressar para discutir a sua classe, entre carros com 2.000 cc de cilindrada.

O XXVI Rali ilha Azul – Além Mar vai para a estrada a 14 e 15 de junho e vai contar coma presença de 34 pilotos de seis ilhas, 15 dos quais do Faial.



Sem comentários:

Enviar um comentário