segunda-feira, 9 de junho de 2014

Ricardo Moura e Rui Torres são os pilotos com mais participações presentes no XXV Rali Ilha Azul

Ricardo Moura e Rui Torres são os pilotos

com mais participações no XXV Rali Ilha Azul

Ricardo Moura


Rui Torres
Ricardo Moura, tricampeão nacional de ralis e Rui Torres, veterano piloto de ralis nos Açores, vão completar 15 participações cada, no XXV Rali Ilha Azul – Além Mar, que vai para a estrada de 12 a 14 de junho.
Os dois pilotos da ilha de São Miguel são ambos os mais rodados nas estradas de terra do Faial, de entre a lista de participantes desta prova, organizada pelo Clube Automóvel do Faial (CAF).
Ricardo Moura iniciou a sua participação no Rali Ilha Azul, na edição do ano 2000, já lá vão 14 anos, na altura, aos comandos de um Seat Ibiza Gti, e de lá até hoje, nunca falhou nenhuma prova no Faial.
Nesse ano, o atual campeão regional e nacional de ralis em título, conseguiu obter um modesto 7º lugar na classificação geral, mas logo no ano seguinte (em 2001), revelou todo o seu potencial, ao obter um surpreendente 2º lugar no final da prova, ainda com a mesma viatura.
Depois de várias outras participações com viaturas diferentes, Ricardo Moura conseguiu vencer, em 2008, pela primeira vez, uma das edições do Ilha Azul, pilotando um Mitsubishi EVO 9, e desde então tem saído sempre vencedor das estradas da ilha do Faial, onde já venceu por seis vezes consecutivas.


                     Rui Torres
Bem diferente tem sido a participação de Rui Torres nos ralis do Faial, onde se estreou em 1989, na altura aos comandos de um Toyota DX, tendo alcançado, igualmente, um 7º lugar na classificação geral, nesse ano.
O veterano piloto açoriano esteve, nos anos seguintes, várias vezes ausente das provas organizadas pelo CAF, onde o melhor resultado que obteve, foi um 3º lugar na classificação geral, no ano de 2009.
De entre a lista de participantes nesta prova, destaque ainda para o piloto picoense José Paula, já com nove participações no Rali Ilha Azul, e de Paulo Nóbrega, piloto faialense, com um total de oito presenças.
O XXV Rali Ilha Azul – Além Mar conta ainda, este ano, com nove equipas estreantes, três das quais de São Miguel, uma da Terceira e cinco da ilha do Faial.
Este ano, o Rali Ilha Azul – Além Mar terá início da quinta-feira, dia 12 de junho, com um city show, uma prova espetáculo que vai percorrer as principais artérias da cidade da Horta.
A exemplo dos anos anteriores, a prova irá disputar-se em 9 classificativas, incluindo a super-especial da Praia do Almoxarife, no dia 13 de junho, seguindo-se no sábado, duas passagens por quatro troços em linha, considerados “dos melhores em piso de terra, existentes nos Açores”.
O XXV Rali Ilha Azul – Além Mar, com uma extensão total de 212 km’s (86 km’s em provas especiais) conta com o patrocínio do Governo Regional, da Assembleia Legislativa dos Açores, da Câmara Municipal da Horta e da Fábrica de Tabaco Estrela, para além do apoio de dezenas de empresas locais.
  
25 Anos
1989-2014
Fernando Amaral participou entre 1991 e 2008 por 16 vezes


Fernando Amaral participou entre 1991 e 2008 por 16 vezes alcançando por três vezes o 4º Lugar da geral até hoje é o piloto com mais Participações nas 25 edições do Rali Ilha Azul.
Fernando Peres participou no Rali Ilha Azul nos anos de 2004, 2005, 2006, 2007, 2008,tendo alcançado um sexto lugar um segundo e três primeiros lugares, até 2011 pertenceu-lhe o record do troço Vulcão dos Capelinhos/Varadouro percorrendo os 6,78 Km em apenas 3.35.1 com uma media superior a 100 Km/h.
Gustavo Louro participou por 15 vezes alcançando por cinco vezes o 2º lugar e quatro vezes o 1º Lugar da geral até hoje é o segundo piloto com mais Participações nas 25 edições do Rali Ilha Azul.
Horácio Franco por 14 vezes participou no Rali Ilha Azul alcançando por oito vezes o 2º lugar e três vezes o 1º Lugar da geral até hoje é um dos pilotos que esta no TOP 5 com mais Participações nas 25 edições do Rali, o que permiti-o ao seu habitual navegador Francisco Furtado ser o navegador com mais presenças no Ilha Azul 13 no total.
Joaquim do Carmo foi primeiro Classificado da Geral no III Rali Ilha Azul ao volante do Renault 11 Turbo participou também na 1ª edição do Rali Ilha Azul em 1989.
Luís Pimentel um dos dois concorrentes que mais vezes venceu o Rali Ilha Azul participou por 12 vezes, alcançando por uma veze o 2º lugar e seis vezes o 1º Lugar da geral, foi sem dúvida alguma um dos grandes animadores das primeiras edições deste rali.








1 comentário:

  1. 16 participações do Fernando Amaral não é mais que 15 do Ricardo e do Rui Torres? O titulo deste post não está correto, e o quadro acima do Top 10 condutores é elucidativo, digo eu.
    Abraço
    Ricardo Moura e Rui Torres são os pilotos com mais participações no Rali Ilha Azul

    ResponderEliminar