segunda-feira, 28 de março de 2016

AZORES TRAIL RUN 2016 JÁ CONTA COM 550 INSCRITOS



AZORES TRAIL RUN 2016 JÁ CONTA COM 550 INSCRITOS, DE 17 NACIONALIDADES
A PROVA FOI APRESENTADA NO PASSADO DIA 2 DE MARÇO, NA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA
Depois do Azores Trail Run – Columbus Trail, que juntou 88 atletas em Santa Maria no passado final de semana, as atenções estão agora centradas na prova mãe do Azores Trail Run, que acontece já no dia 28 de maio, na ilha do Faial, e marca a 3.ª edição desta que já é uma referência no trail running mundial.Até à data, as quatro provas do Azores Trail Run – Family Trail (10 km) Trilho dos 10 Vulcões (22 km), Faial Costa a Costa (48 km) e o recém introduzido Trail Ilha Azul (70 km) – contam já com 550 inscritos, vindos de 17 nacionalidades diferentes. A informação foi deixada pelo diretor da prova, Mário Leal, na edição de 2016 da Bolsa de Turismo de Lisboa, durante a sua apresentação do Azores Trail Run no stand da região Açores.
O interesse pelo Trail Running nos trilhos açorianos não pára de crescer e de chegar cada vez mais longe. A prova disso é o facto do número de inscritos ser já bem superior ao da última edição, que por sua vez tinha mais do que duplicado o número de participantes em relação a 2014.
KM VERTICAL DO PICO A 27 DE MAIO
Em 2016, a marca Azores Trail Run vai apostar também no skyrunning, com a realização de duas provas que incluem o calendário nacional de Skyrunning, sob a tutela da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), e irão percorrer trilhos das ilhas do Faial e do Pico.
A primeira prova, “Km Vertical do Pico”, acontece a 27 de maio, um dia antes da terceira edição do Azores Trail Run, e consiste na subida ao ponto mais alto de Portugal. Esta prova, num percurso de 3,2 km e com um desnível máximo de mil metros, pontua para a Taça
O QUE É O SKYRUNNING?
O Skyrunning é a modalidade que designa as corridas efetuadas em percursos com grande desnível positivo. Inicialmente, eram apenas consideradas skyrunning competições acima de 2 mil metros de altitude. No entnto, e uma vez que nem todos os países dispõem deste tipo de percursos com facilidade, a ISF (Federação Internacional de Skyrunning) acabou por permitir provas de skyrunning em percursos abaixo dessa altitude, desde que o desnível positivo seja considerado bastante elevado.
A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) é quem tutela, a nível nacional, esta modalidade. A FCMP faz parte da ISF desde 2013.
Mais próximo do final do ano, em outubro, será a vez da ilha do Faial receber a “Volcanoes Sky Marathon”, com um percurso de 42 km e um desnível máximo de 2200 metros. Esta prova pontua para a Taça de Portugal de Sky.
As duas provas compõem o Campeonato Regional dos Açores de Skyrunning e ambas incluem o Troféu de Clubes da FCMP, que em 2016 deverá contar com um total de 19 provas, a acontecer em vários pontos de Portugal Continental, Açores e Madeira.

domingo, 27 de março de 2016

Clube que trabalha melhor a formação


  O blog desporto na ilha azul uma vez mais vai atribuir um troféu ao clube que trabalha melhor a formação.
  No que toca a classificação esta desta forma (tendo em conta ao ponto 3.3 do regulamento os pontos foram introduzidos as equipas ás 14:30 deste domingo dia 27 de Março de 2016).
  A votação ainda decorre até a ultima jornada do campeonato.







 

Fica aqui o regulamento que já é conhecido desde do inicio do campeonato da AFH na categoria de seniores.

   CLUBE DA AFH QUE MELHOR TRABALHA A
FORMAÇÃO (DOS PETIZES AOS JUNIORES)
Será vencedor o clube que tiver maior pontuação, tendo-se em
consideração os seguintes itens:
3.1 – Por cada equipa inscrita – 1 ponto
3.2 – Por cada prova conquistada:
3.2.1 – Campeão da associação de futebol da Horta – 3 pontos
3.2.2 – Taça AFH – 2 pontos
3.2.3 – Supertaça – 1 ponto
3.3 – A votação na Internet, com início a vinte e nove de
Novembro de 2015 terminando a um de Maio de 2016 às 20:00,
terá o seguinte critério:
3.1 – As equipas votadas terão a seguinte correspondência na
pontuação:
3.1.1 – Exemplo com 10 clubes votados:
1º - 10 pontos
2º - 9 pontos
3º - 8 pontos
4º - 7 pontos
5º - 6 pontos
6º - 5 pontos
7º - 4 pontos
8º - 3 pontos
9º - 2 pontos
10º - 1 ponto

4 – Em caso de empate será vencedor o clube que conquistou na
época 2015/16.
4.1 – Mais títulos (de Campeão AFH, Taça AFH e Supertaça)
conquistados.
4.2 – Mais títulos de Campeão da AFH
4.3 – Mais Taças AFH
4.4 – Mais Supertaças
5 – Subsistindo o empate vencerá o trofeu o clube que tiver:
5.1 – Mais jogadores selecionados pela AFH
5.2 – Clube com mais votação na internet
6 – Os casos omissos serão resolvidos pelo autor responsável do