Já chegaram os 18 veleiros á cidade da Horta no final da tarde deste domingo.
|
Manhã deste domingo com 14 veleiros
|
Ouça aqui as ultimas desta regata
Lorient Horta Solo», com o Luís Carlos Prieto.
Ainda na madrugada de domingo chegava este velejador o Milan Kolacek
Fica aqui as palavras deste velejador Adrien Hardy
O primeiro velejador chegava à marina da Horta na madrugada deste domingo eram 01:16 minutos, ficamos com as palavras do primeiro,
A posição dos veleiros em direcção ao porto da Horta é esta que se pode verificar nesta imagem, fique com mais noticias com o áudio de Luís Carlos Prieto, esta peça foi editada neste sábado por volta das 18 horas,lembro que esta primeira etapa foi anulada devido ao mau tempo.
ORGANIZAÇÃO E DIRECÇÃO DE PROVA ‘NEUTRALIZAM’
A 1.ª ETAPA DEVIDO ÀS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS
Fique com as ultima desta regata com o Luís Carlos Prieto
A comissão da regata de vela off-shore «Lorient Horta Solo», que largou na tarde do último sábado, 6 de setembro, daquela cidade gaulesa (a saída da frota acabou, na altura, por ser retardada para as 15:16 horas, do fuso dos Açores, por falta de vento…), decidiu ao final da noite de ontem, segunda-feira, ‘neutralizar’ a primeira etapa da competição, devido as condições meteorológicas “muito instáveis” na rota entre França e o arquipélago português.
A tomada de posição da organização da prova foi considerada “difícil”, mas foi assumida “com o acordo do director da regata”, Mathias Louam – após consultas com Richard Silvani, dos serviços de meteorologia franceses – e teve em conta que as últimas previsões do tempo se mostravam “um pouco mais alarmistas que as precedentes”.
Perante este cenário, os velejadores da «Lorient Horta Solo» poderão agora, sem as preocupações competitivas presentes, evitar a depressão cavada que se encontra em sua aproximação a nordeste dos Açores, dirigindo-se para a ilha do Faial em maior segurança, contornando pelo norte a zona central de tal baixa pressão atmosférica, que trará ventos fortes de 30 a 35 nós, com rajadas até 40 nós (perto de 80 km/h), bem como mar alteroso.
Os organizadores propuseram, assim, aos velejadores solitários que seja traçada uma “navegação prudente em direção à Horta” e que desde os Açores se retome a competição como previsto, ou seja, cumprindo-se apenas a segunda etapa, no sentido das ilhas para Lorient, a partir de 19 de setembro.
Antes desta decisão já dois velejadores haviam optado, a meio do dia de segunda-feira, por inverter a ‘marcha’ e regressar a França, quase dois dias após a largada e já com 200 milhas náuticas percorridas, figurando entre eles Yannig Livory (“Lorientreperendre”), o presidente da associação da Classe dos veleiros Figaro Bénéteau que aqui estão em prova. O outro desistente foi Nicolas Jossier (“In extenso experters comptables”), que navegava às primeiras horas da manhã desta terça-feira lado-a-lado com o seu companheiro de retorno a Lorient.
Recorde-se que a «Lorient Horta Solo» é destinada a velejadores solitários, e embarcações da Classe Figaro Bénéteau, comporta um percurso total de 2260 milhas náuticas – entre vinda e regresso a França – e tinha à largada 20 concorrentes, experimentados velejadores profissionais que se estão a confrontar com condições particularmente difíceis na zona do Atlântico Norte por onde navegam estes dias, já em época das tempestades e depressões pronunciadas…
Esta regata faz parte do calendário oficial da Federação Francesa de Vela e integra o Campeontato de França de ‘Elite’ de Provas de Alto-Mar em Solitário, naquela classe de embarcações de 10 metros de comprimento, estando o título de tal campeonato ainda em aberto e a ser discutido por um lote variado de velejadores.
Lorient, saliente-se, é sede da escala gaulesa da «Volvo Ocean Race» e um dos mais relevantes centros de treino para a vela de alta competição em todo o mundo, sobretudo desde a criação na denominada “Cidade da Vela Éric Tabarly”, onde estão baseados cerca de 70 desportistas de navegação de alto mar.
A «Lorient Horta Solo» está, entretanto, a ser acompanhada por uma ‘regata virtual’, na qual se encontram inscritos até agora 13.346 jogadores, e que pode ser seguida através de link próprio na página web oficial da competição, no endereço eletrónico http://www.lorienthortasolo.com/fr , onde também pode ser encontrada toda a informação sobre esta course, as suas mais recentes incidências e os diferentes skippers envolvidos.
A primeira etapa da regata Lorient Horta Solo foi anulada devido ao mau tempo, fique com as palavras de Luís Carlos Prieto e Armando Castro.
A informação sobre o andamento da regata nesta segunda feira, com Luís Carlos Prieto e Armando Castro, no mapa a posição dos veleiros em direcção á Horta, pode se ver também a mudança de rumo de dois veleiros em direção a França
O andamento da regata Lorient Horta é reduzido devido a ausência de vento, fique com as palavras de Luís Prieto e Armando Castro, dupla que ainda se encontra em França.
«Lorient Horta Solo» 2014
A regata Lorient Horta Solo» 2014 já partiu de França, (ás 17:16 hora de França) com a ausência de vento ouça as palavras de Luís Carlos Prieto
«Lorient Horta Solo» 2014
Largada da regata de vela oceânica Lorient Horta Solo larga este sábado, 6 de Setembro, de França em direcção à cidade, ao porto e à Marina da Horta (Açores).
«Lorient Horta Solo» 2014 [1]
LARGADA PARA A 1.ª ETAPA, ESTE SÁBADO,
6 DE SETEMBRO, ÀS 15H00 (fuso de França)
Depois da mais destacada regata do ano em termos internacionais para veleiros da Classe Mini, de 6,5 metros (a «Les Sables / Les Açores / Les Sables», que se desenrolou em Julho e Agosto últimos), a cidade da Horta prepara-se para receber no final da próxima semana (dias 12 a 14) nova competição de vela off-shore, a «Lorient Horta Solo», que larga este sábado, 6 de setembro, pelas 13:00 horas, daquela cidade gaulesa (horário do fuso dos Açores, 14:00 em Portugal continental e 15:00 em França).
A «Lorient Horta Solo» é destinada a velejadores solitários, e embarcações da Classe Figaro Bénéteau, comporta um percurso total de 2260 milhas náuticas – entre vinda e regresso a França – e tem 20 concorrentes, experimentados velejadores profissionais que se irão confrontar com condições particularmente difíceis no zona do Atlântico Norte por onde navegarão, quando a época das tempestades e depressões cavadas já se faz sentir…
Esta regata faz parte do calendário oficial da Federação Francesa de Vela e integra o Campeontato de França de ‘Elite’ de Provas de Alto-Mar em Solitário, naquela classe de embarcações de 10 metros de comprimento, que este ano teve um total de 12 provas (das quais apenas cinco foram incluídas no campeonato gaulês, que agora se irá concluir).
Lorient, ponto de largada e chegada desta destacada regata do circuito ‘Figaro’ do ano corrente, é uma cidade da costa atlântica de França que se tem afirmado na história recente da vela europeia por ser sede da escala gaulesa da «Volvo Ocean Race» e um dos mais relevantes centros de treino para a vela de alta competição em todo o mundo, sobretudo desde a criação na denominada “Cidade da Vela Éric Tabarly”.
Nesta cidade da Bretanha Sul existem cinco marinas, uma das quais é exclusiva para a ‘Cité de la Voile’, ali se treinando velejadores das mais variadas proveniências do planeta – da Europa às Américas e da Austrália à Nova Zelândia –, incluindo alguns dos navegadores que participam nesta «Lorient Horta Solo» e também diversos skippers dos que melhor desempenho tiveram na recente «Les Sables / Les Açores / Les Sables», como o italiano Guiancarlo Pedote e o francês Nicolas Boidevezi.
Esta será, entretanto, a primeira regata de vela que se disputa para os Açores que será acompanhada por uma ‘regata virtual’, na qual estão inscritos quase 11.000 jogadores, e que pode ser seguida através de link próprio na página web oficial da competição, no endereço eletrónico http://www.lorienthortasolo.com/fr , onde também pode ser encontrada toda a informação sobre esta course e os diferentes skippers envolvidos.
A regta «Lorient Horta Solo» é uma organização da Associação Lorient Grand Large, com o apoio da Lorient Agglomeration, do Conselho Geral do Golfo de Morbihan e da Região da Bretanha Sul, sob os auspícios da Classe Figaro Bénéteau e da Federação Francesa de Vela.
Ao nível local das ilhas açorianas a prova é da responsabilidade da Comissão Náutica Municipal da Horta, estrutura que agrega a Câmara Municipal da Horta, o Clube Naval da Horta, a Portos dos Açores, S.A. (entidade que gere o porto e a Marina da Horta) e a Associação Regional de Vela dos Açores (VelAçores), com o apoio do Governo dos Açores.