− O MAIS RÁPIDO VELEIRO DO MUNDO, O MAXI-TRIMARAN “SPINDRIFT 2”, LARGA DA HORTA (AÇORES) EM QUALIFICAÇÃO DE 1000 MILHAS DO SKIPPER YANN GUICHARD PARA A ‘ROTA DO RUM’, EM SOLITÁRIO −
A largada do maxi-trimaran "Spindrift 2" da Horta foi adiada, por razões de ordem técnica.
O
veleiro chegou a zarpar do porto da ilha do Faial, para o exterior da
baía da Horta, esteve duas horas em preparativos para deixar o skipper Yann Ghichard a solo, mas regressou à Marina, ao que parece devido a problemas na roda de leme.
Se as dificuldades forem ultrapassadas em tempo útil, este iate
único, recordista de velocidade nos mares, deixa aos Açores na
quarta-feira, 27 de agosto.
O mais rápido veleiro do
mundo – e simultaneamente o maior trimaran existente –, “Spindrift 2”, largou
na tarde desta terça-feira da Marina da Horta (Açores) com o skipper Yann Guichard em navegação
solitária rumo a França, no âmbito da sua qualificação para a próxima edição da
‘Rota do Rum’.
Com 40 metros de
comprimento e 23 de largura, construído em fibra de carbono, o “Spindrift 2”
fez uma stop-over de cerca de 50
horas na ilha do Faial, para desembarque de cinco dos tripulantes, reparações
num dos lemes dos flutuadores, que se havia quebrado após colisão na última
sexta-feira com um contentor à deriva no Atlântico Norte e para descanso da
equipa.
Este singular veleiro,
com 47 metros de altura de mastro e entre 713 e 1050 m2 de área
vélica, foi lançado à água em 2008, em Lorient (França), sob a denominação
“Banque Populaire V” e até 2013 alcançou seis recordes de velocidade no mar,
dos quais os mais destacados são a travessia do Atlântico Norte (em 2009), entre
Nova Iorque e o Cabo Lizard, no sudoeste de Inglaterra (2921 milhas náuticas
percorridas em 3 dias, 15 horas, 25 minutos e 48 segundos) e a volta ao mundo
para equipas, sem escalas e sem assistência (21.760 milhas, ou seja, 40.300
quilómetros, concluídos em 45 dias, 13 horas, 42 minutos e 53 segundos), feito
que lhe permitiu conquistar o «Troféu Júlio Verne», batendo, em 2012, por cerca
de três dias, o recorde anterior do “Groupama 3”, também trimaran, que datava do
ano de 2010.
Com a denominação inicial
este maxi-trimaran também fixou em 908,2 milhas náuticas (1682 km) o recorde de
distância máxima percorrida em 24 horas, o que foi conseguido a uma média de
37,84 milhas náuticas/hora (com picos
de 47,17 nós!), enquanto já como “Spindrift 2” viu homologado, em novembro de
2013, o recorde de travessia entre Cádiz, Espanha, e Salvador da Baía, Brasil,
no tempo de 6 dias, 14 horas, 29 minutos e 21 segundos.
Agora Yann Guichard, skipper da embarcação há cerca de um ano
e meio, prepara-se para participar na afamada ‘La Route du Rhum’, que larga de
Saint-Malo, França, rumo a Pointe-à-Pitre, Guadalupe, Antilhas Francesas, a 2
de novembro próximo, numa competição transatlântica quadrienal para navegadores
solitários, que se realiza ininterruptamente desde 1978.
Na sua paragem destes
dias no porto da Horta o “Spindrift 2” mudou o leme do flutuador de estibordo,
uma peça de 3,5 metros de comprimento que foi transportada de Vannes, França,
para os Açores num avião propositadamente deslocado para o arquipélago para
acorrer a esta avaria do maxi-trimaran, ocorrência que também fez viajar às
ilhas um staff de apoio de uma dezena
de técnicos e outros colaboradores daquela ‘racing-team’.
Reconhecida
internacionalmente como escala obrigatória nas travessias de iates no Oceano
Atlântico Norte, no sentido oeste/leste (Caraíbas/Europa), e com uma
frequência, todos os anos, de mais de 1000 veleiros envolvidos em grandes aventuras
de alto-mar, a Marina da Horta teve por dois dias no seu cais principal aquele
que terá sido o mais destacado visitante desde a inauguração da infraestrutura,
em 1986. O “Spindrift 2”, comandado pelo navegador Yann Guichard, já voltou,
entretanto, às ondas e aos ventos...
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